Assuntos Educacionais

____________________________________________________________________________
Ferramenta de Pesquisa

Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:

1- Definir o Tema ou Pergunta

Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.

2- Encontrar fontes seguras

Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.

3- Interpretar as informações encontradas

Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.

4- Desenvolver a produção escrita

Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações.

5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação

Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides.

6- Apresentar a bibliografia utilizada

Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.


Fontes:

Revista Nova escola
Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade


___________________________________________________________

Acervo digital da revista Veja

Um ótimo material para pesquisas é o Acervo Digital da Revista Veja. Estão disponíveis  na íntegra as edições desde o primeiro número. A iniciativa comemora os 40 anos da revista.

Acesse>>http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

__________________________________________________________
Dicas de Teclas de Atalhos do Teclado

Existem diversos atalhos pelo teclado, estes são apenas alguns básicos, sabendo que há também atalhos específicos para cada programa.


CTRL+C - Copiar
CTRL+X - Recortar
CTRL+V - Colar
CTRL+Z - Desfazer
SHIFT+DELETE - Apagar arquivo sem passar pela lixeira
F2 - Renomear arquivo
SHIFT+Setas - seleção de texto
CTRL+A - Selecionar Todos arquivos
Ctrl + T - seleciona todo o texto
ALT+F4 - Fechar janelas
ALT+TAB - Alternar entre janelas
ESC - cancela ou fecha janelas
CTRL+ESC - abre menu iniciar
PRINT SCREEN - captura telas (imagens)
TAB - avança entre os campos
SHIFT+TAB - retrocede entre os campos

________________________________________________________
Lousa Educacional Interativa


Nos últimos anos, o perfl dos alunos no mundo tem mudado em consequência dos estímulos audiovisuais constantes. Esse perfl exige mais conhecimento e participação. No Brasil, as famílias brasileiras estão se conectando e os alunos se acostumando com a tecnologia e a interatividade. Essas mudanças de perfl forçam uma alteração no método de ensino-aprendizagem adotado pelas escolas, para aderir a novas tecnologias que tornem as aulas dinâmicas e interessantes.

A Lousa Educacional Interativa é uma exceção, ela foi concebida justamente para permitir seu uso por qualquer pessoa, mesmo aquela que utiliza o computador esporadicamente. Ela funciona como uma tela de computador sensível ao toque, em que o dedo do professor é o mouse. A Lousa Educacional Interativa é a única que apresenta botões de acesso rápido que permitem ao professor mudar de uma ferramenta para outra de forma simples e rápida.

Fonte:
http://jeanholguim.blogspot.com
___________________________________________________________
Rede da Memória Virtual Brasileira

O projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, desenvolvido em parceria com a FINEP-MCT, pretende apoiar a automação e disponibilização, em meio eletrônico, dos acervos de bibliotecas participantes, inventariando e disseminando a memória brasileira armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país. A criação e geração de conteúdos digitais inéditos de relevância para a cultura regional e nacional e a sua difusão através do Portal da Rede Memória Virtual Brasileira, permitirá a universalização do acesso à diversidade cultural brasileira.Através do Portal da Memória Virtual Brasileira o visitante poderá conhecer as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país ou da sua região, tendo acesso também à documentação, proveniente dos acervos das bibliotecas universitárias e públicas, que comprove as informações apresentadas.

Acesse>>http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index.htm
___________________________________________________________
Projeto do Professor




 





Esta seção é dedicada a projetos pedagógicos desenvolvidos pelos próprios professores.

É a oportunidade para o professor mostrar seu trabalho e transmitir a outros colegas suas experiências em atividades pedagógicas em sala de aula a partir do uso dos recursos tecnológicos.

Acesse:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/proj_professor.mspx

___________________________________________________________
Scratch
Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é uma linguagem muito simples e intuitiva ideal para crianças e jovens. Unindo diversos tipos de mídias , como imagens, sons e outros programas, podemos criar desenhos, formas geométricas, animações, histórias interativas, games, simulações de física e matemática, além de uma série de atividades interativas.

Você pode trabalhar o Scratch com os alunos do fundamental II, eles aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática.

Existem versões para WINDOWS, MAC E LINUX, o site está em 45 opções de idioma.

Você pode baixar o Scratch gratuitamente no site:
___________________________________________________________