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Ferramenta de Pesquisa
Ferramenta de Pesquisa
Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:
1- Definir o Tema ou Pergunta
Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.
2- Encontrar fontes seguras
Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.
3- Interpretar as informações encontradas
Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.
4- Desenvolver a produção escrita
Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações.
5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação
Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides.
6- Apresentar a bibliografia utilizada
Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.
Fontes:
Revista Nova escola
Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade
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Acervo digital da revista Veja
Um ótimo material para pesquisas é o Acervo Digital da Revista Veja. Estão disponíveis na íntegra as edições desde o primeiro número. A iniciativa comemora os 40 anos da revista.
Acesse>>http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
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Dicas de Teclas de Atalhos do Teclado
Existem diversos atalhos pelo teclado, estes são apenas alguns básicos, sabendo que há também atalhos específicos para cada programa.
CTRL+C - Copiar
CTRL+X - Recortar
CTRL+V - Colar
CTRL+Z - Desfazer
SHIFT+DELETE - Apagar arquivo sem passar pela lixeira
F2 - Renomear arquivo
SHIFT+Setas - seleção de texto
CTRL+A - Selecionar Todos arquivos
Ctrl + T - seleciona todo o texto
ALT+F4 - Fechar janelas
ALT+TAB - Alternar entre janelas
ESC - cancela ou fecha janelas
CTRL+ESC - abre menu iniciar
PRINT SCREEN - captura telas (imagens)
TAB - avança entre os campos
SHIFT+TAB - retrocede entre os campos
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Lousa Educacional Interativa
Nos últimos anos, o perfl dos alunos no mundo tem mudado em consequência dos estímulos audiovisuais constantes. Esse perfl exige mais conhecimento e participação. No Brasil, as famílias brasileiras estão se conectando e os alunos se acostumando com a tecnologia e a interatividade. Essas mudanças de perfl forçam uma alteração no método de ensino-aprendizagem adotado pelas escolas, para aderir a novas tecnologias que tornem as aulas dinâmicas e interessantes.
O projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, desenvolvido em parceria com a FINEP-MCT, pretende apoiar a automação e disponibilização, em meio eletrônico, dos acervos de bibliotecas participantes, inventariando e disseminando a memória brasileira armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país. A criação e geração de conteúdos digitais inéditos de relevância para a cultura regional e nacional e a sua difusão através do Portal da Rede Memória Virtual Brasileira, permitirá a universalização do acesso à diversidade cultural brasileira.Através do Portal da Memória Virtual Brasileira o visitante poderá conhecer as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país ou da sua região, tendo acesso também à documentação, proveniente dos acervos das bibliotecas universitárias e públicas, que comprove as informações apresentadas.
Acesse>>http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index.htm
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Projeto do Professor
Esta seção é dedicada a projetos pedagógicos desenvolvidos pelos próprios professores.
É a oportunidade para o professor mostrar seu trabalho e transmitir a outros colegas suas experiências em atividades pedagógicas em sala de aula a partir do uso dos recursos tecnológicos.
Acesse:http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/proj_professor.mspx
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Scratch
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:
1- Definir o Tema ou Pergunta
Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.
2- Encontrar fontes seguras
Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.
3- Interpretar as informações encontradas
Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.
4- Desenvolver a produção escrita
Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações.
5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação
Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides.
6- Apresentar a bibliografia utilizada
Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.
Fontes:
Revista Nova escola
Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade
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Acervo digital da revista Veja
Um ótimo material para pesquisas é o Acervo Digital da Revista Veja. Estão disponíveis na íntegra as edições desde o primeiro número. A iniciativa comemora os 40 anos da revista.
Acesse>>http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
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Dicas de Teclas de Atalhos do Teclado
Existem diversos atalhos pelo teclado, estes são apenas alguns básicos, sabendo que há também atalhos específicos para cada programa.
CTRL+X - Recortar
CTRL+V - Colar
CTRL+Z - Desfazer
SHIFT+DELETE - Apagar arquivo sem passar pela lixeira
F2 - Renomear arquivo
SHIFT+Setas - seleção de texto
CTRL+A - Selecionar Todos arquivos
Ctrl + T - seleciona todo o texto
ALT+F4 - Fechar janelas
ALT+TAB - Alternar entre janelas
ESC - cancela ou fecha janelas
CTRL+ESC - abre menu iniciar
PRINT SCREEN - captura telas (imagens)
TAB - avança entre os campos
SHIFT+TAB - retrocede entre os campos
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Lousa Educacional Interativa
Nos últimos anos, o perfl dos alunos no mundo tem mudado em consequência dos estímulos audiovisuais constantes. Esse perfl exige mais conhecimento e participação. No Brasil, as famílias brasileiras estão se conectando e os alunos se acostumando com a tecnologia e a interatividade. Essas mudanças de perfl forçam uma alteração no método de ensino-aprendizagem adotado pelas escolas, para aderir a novas tecnologias que tornem as aulas dinâmicas e interessantes.
A Lousa Educacional Interativa é uma exceção, ela foi concebida justamente para permitir seu uso por qualquer pessoa, mesmo aquela que utiliza o computador esporadicamente. Ela funciona como uma tela de computador sensível ao toque, em que o dedo do professor é o mouse. A Lousa Educacional Interativa é a única que apresenta botões de acesso rápido que permitem ao professor mudar de uma ferramenta para outra de forma simples e rápida.
Fonte: http://jeanholguim.blogspot.com
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Rede da Memória Virtual Brasileira
Fonte: http://jeanholguim.blogspot.com
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Rede da Memória Virtual Brasileira
O projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, desenvolvido em parceria com a FINEP-MCT, pretende apoiar a automação e disponibilização, em meio eletrônico, dos acervos de bibliotecas participantes, inventariando e disseminando a memória brasileira armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país. A criação e geração de conteúdos digitais inéditos de relevância para a cultura regional e nacional e a sua difusão através do Portal da Rede Memória Virtual Brasileira, permitirá a universalização do acesso à diversidade cultural brasileira.Através do Portal da Memória Virtual Brasileira o visitante poderá conhecer as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país ou da sua região, tendo acesso também à documentação, proveniente dos acervos das bibliotecas universitárias e públicas, que comprove as informações apresentadas.
Acesse>>http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index.htm
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Projeto do Professor
Esta seção é dedicada a projetos pedagógicos desenvolvidos pelos próprios professores.
É a oportunidade para o professor mostrar seu trabalho e transmitir a outros colegas suas experiências em atividades pedagógicas em sala de aula a partir do uso dos recursos tecnológicos.
Acesse:http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/proj_professor.mspx
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Scratch
Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é uma linguagem muito simples e intuitiva ideal para crianças e jovens. Unindo diversos tipos de mídias , como imagens, sons e outros programas, podemos criar desenhos, formas geométricas, animações, histórias interativas, games, simulações de física e matemática, além de uma série de atividades interativas.
Você pode trabalhar o Scratch com os alunos do fundamental II, eles aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática.
Existem versões para WINDOWS, MAC E LINUX, o site está em 45 opções de idioma.
Você pode baixar o Scratch gratuitamente no site:
___________________________________________________________Você pode trabalhar o Scratch com os alunos do fundamental II, eles aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática.
Existem versões para WINDOWS, MAC E LINUX, o site está em 45 opções de idioma.
Você pode baixar o Scratch gratuitamente no site: